
Um ambiente sustentável que revele bom gosto até nos detalhes. Os arejadores vêm ao encontro dessas duas necessidades. Eles reduzem o consumo de água e dão mais leveza aos projetos.
Para quem ainda não conhece, os arejadores dão o aspecto esbranquiçado à água devido à mistura de ar, como é possível conferir na foto acima do misturador St Claire, da Bracci, instalado no projeto da Studio Elevare. A título de comparação, uma torneira sem o dispositivo, como pode ser vista na foto abaixo, tem um fluxo de água mais denso.

Portanto, o arejador é capaz de aumentar a sensação de vazão de água e, por consequência, facilitar o manuseio na limpeza dos utensílios domésticos e na lavagem das mãos.
Mas o que poucos sabem é que esse dispositivo pode reduzir em 60% ou mais o consumo de água. A economia contribui para a sustentabilidade do planeta.
Outra boa notícia é que toda a linha de misturadores Bracci já sai de fábrica com esses dispositivos instalados, como é possível conferir no detalhe do misturador monocomando da linha St Claire.
Além disso, conta com a parceria do fabricante Neoperl no fornecimento do dispositivo para toda a sua linha. O Neoperl é um grupo suíço-alemão, presente em 16 países, especializado em soluções para a indústria de encanamentos.

Portanto os misturadores usados em lavabos, banheiros, cozinhas, áreas gourmet e escritórios já vêm com o componente para facilitar o uso pelas pessoas.
Quer entender melhor como é o funcionamento de um arejador? Leia este post e fique por dentro.
Arejadores e redutores de vazão: saiba a diferença
O mercado de materiais de acabamento da construção civil evoluiu para acompanhar as necessidades humanas e sociais. Hoje um dos principais focos dos desenvolvedores de produtos é a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.
Por isso têm se buscado soluções eficientes para serem implementadas nos lares, no comércio e na indústria. Um exemplo disso é o desenvolvimento do arejador e do redutor de vazão. Mas você sabe a diferença?
- Arejador: são dispositivos instalados nas torneiras. Suas laterais possuem pequenos buracos que permitem a entrada de ar durante o escoamento da água. Desse modo, essas bolhas de ar formadas paralelamente à vazão da água dão a sensação de maior escoamento. Assim quanto maior a pressão, maior é a economia de água, que fica na casa dos 60%, mas pode ser maior e chegar a 80% em relação a uma torneira normal.
- Redutor de vazão: o redutor é um pequeno anel instalado na base de torneiras de cozinhas, banheiros, tanques e chuveiros. Eles regulam o fluxo de água, fazendo com que ele seja maior ou menor em relação às torneiras convencionais do mercado.

E, então, você percebe a importância dos arejadores? Eles economizam água, ao mesmo tempo que “enganam” o usuário ao dar a impressão de que está saindo mais água do misturador. Além disso, não deixam a desejar em design, pois o dispositivo se integra ao misturador, como nos produtos da linha Modena.
Quer saber mais sobre a economia gerada? Continue a leitura deste artigo.
Redução no consumo de água: economia chega a 60%
Como você viu até aqui, esses componentes aumentam a sensação de conforto do usuário, que tem uma vazão plena e refrescante ao abrir um misturador instalado num banheiro ou ainda numa área gourmet. O ambiente, por sua vez, ganha em requinte, como na escolha do misturador da linha Cirrus indicada para banheiros.

O mais interessante é que, devido ao seu processo de misturar bolhas de ar à água, os dispositivos permitem que um misturador libere em torno de 6 a 10 litros de água por minuto.
No processo normal, essa mesma vazão é de 14 a 25 litros de água por minuto. Portanto a economia gerada é perceptível, mesmo sem nós nos darmos conta disso quando abrimos uma torneira.
Como dissemos, a água deve ser usada racionalmente, pois a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, até 2025, ou seja muito em breve, dois terços da população mundial sofrerão com a escassez de água. Isso porque cada pessoa consome 110 litros de água por dia, aproximadamente, segundo a ONU.
No dia a dia, o maior consumo está concentrado nas cozinhas, banheiros, chuveiros e áreas de serviço, representando até 40% do consumo de água de um imóvel.
É justamente na cozinha e no banheiro que a Bracci concentra a sua produção, como esse misturador da linha St Louise. Os misturadores são projetados com design charmoso e ergonômico, para se integrar perfeitamente ao ambiente e à necessidade do consumidor, ao mesmo tempo em que usam uma tecnologia ambientalmente correta.

Para concluir, os arejadores são uma escolha acertada na hora de adquirir os materiais de acabamento do seu banheiro ou lavabo, seja da casa ou do escritório, além de cozinhas residenciais, de hotéis ou outros prédios de uso coletivo.

Gostou dos modelos de misturadores com dispositivo já acoplado mostrados aqui no artigo? Fale com nossos consultores da Bracci e peça um orçamento sem compromisso. Se estiver em dúvida sobre o estilo ou a tonalidade, nós iremos lhe assessorar.
